APÓS ALERTAS DA DEFESA CIVIL ESTADUAL E FEDERAL, A PREFEITURA DE TAPAUÁ ELABORA O PLANO PRÉVIO DE CONTINGÊNCIA PARA ESTIAGEM DE 2024.
A Prefeitura de Tapauá, por meio da Defesa Civil Municipal, em parceria com diversas secretarias, deu início ao planejamento do Plano de Contingência Municipal para a Estiagem de 2024. A iniciativa segue as recomendações da Defesa Civil Federal e Estadual, bem como a Recomendação MP de CONTAS N. 145/2024 do Tribunal de Contas do Estado por intermédio de sua Coordenadoria de Meio Ambiente.
O objetivo do planejamento é antecipar ações que possam reduzir os impactos de uma possível estiagem em 2024, considerando as previsões científicas e estudos realizados pela Defesa Civil Estadual e Federal. A previsão de uma estiagem significativa demanda uma resposta coordenada para garantir a segurança e o bem-estar da população.
O Plano de Contingência Municipal visa uma atuação de forma integrada, entre as secretarias de Meio Ambiente, Transporte, Urbanismo, Saúde, Finanças, Educação, Comunicação, Assistência Social, Produção, Governo e Defesa Civil. A iniciativa tem um orçamento estimado em 2,5 milhões de reais, destinado a financiar diversas ações estratégicas para atender às necessidades da população afetada.
"O nosso foco é garantir que a população de Tapauá, principalmente do interior, tenha o suporte necessário para enfrentar essa possível grande estiagem." – Disse o Prefeito Gamaliel. A Prefeitura de Tapauá reforça seu compromisso com a segurança e bem-estar da população e ressalta a importância de uma resposta rápida e eficiente frente a situações de emergência. Novas informações sobre o plano e as ações previstas serão divulgadas à medida que o planejamento avançar.